terça-feira, 28 de agosto de 2018

WTF is Bubblegum?

Anos 60
O Rock Bubblegum original surgiu em meados dos anos 60 com o intuito comercial de atingir uma geração adolescente sedenta por música simples. O principal meio de divulgação do gênero “chiclete” foi o rádio, que nos anos 50 e 60 viveu o seu apogeu. Ao contrario do que muitos pensam, o estilo não foi inventado pelos Ramones. Os ícones do rock norte-americano apenas recriaram o gênero.
Se for possível apontar “criadores” para o gênero, talvez eles sejam os produtores musicais. Eram eles que, geralmente, fabricavam e montavam os conjuntos. Grande parte das bandas de Bubblegum gerou apenas “one hit wonders” – ou apenas um único sucesso em suas curtas carreiras. Há algumas exceções, claro, como o Partridge Family e o Tommy Roe.
E qual a razão do sucesso desses grupos? Uma palavra responde: simplicidade. A receita de Rock ‘N Roll básico, simples e Pop, com letras ingênuas e melodias tão pegajosas que grudavam feito chiclete na cabeça dos jovens que não estavam interessados em músicas longas e cansativas. Daí o nome Bubblegum.

Anos 70
O Rock progressivo estava no auge, canções que ultrapassavam os 10 minutos de duração, longos solos de guitarra, sintetizadores e letras que abordavam temas profundos. O Rock parecia cada vez mais distante de suas origens, porém, com o surgimento dos Ramones e advento do Punk Rock, as coisas começam a mudar. Com músicas curtas, letras despretensiosas e apenas três ou quatro acordes, os Ramones trouxeram de volta a simplicidade e energia do Rock, resgatando a velha fórmula Bubblegum e influenciando uma infinidade de novas bandas.

Punk Rock Bubblegum
Entende-se por Punk Rock Bubblegum um subgênero do Punk marcado pela simplicidade e energia, com letras despretensiosas e melodias grudentas como chiclete. A maior referência e principal influência das bandas do estilo é o Ramones, porém, também podemos destacar The Queers, Screeching Weasel e The Lillingtons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário